quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Concepções de Educação a Distância

Universidade Estadual da Paraíba

Coordenação Institucional de Programas Especiais – CIPE

Secretaria de Educação a Distância – SEAD
Curso de Formação de Tutores
Orientação Pedagógica em Educação a Distância
Tutora: Cecília Queiroz
Cursista: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Data: Boa Vista-RR, 04 de Julho de 2009.

Concepções de Educação a Distância

Um dos fatores que gerou mudanças significativas dentro do processo educacional diz respeito ao avanço das tecnologias, influenciando todos os segmentos da sociedade. Conceituar Educação não é tarefa fácil, os estudiosos possuem opiniões diferentes, COSTA (2009) justifica:

O Conceito de Educação é um conceito dificil de definir, tendo sofrido alterações ao longo dos tempos. Na antiguidade os factos eram transmitidos pela sua demonstração, cativando deste modo a atenç&a tilde;o dos ‘alunos’. Mas com o aumento abrupto e exponencial da informação, e também de pessoas sedentas de informação, não se soube encontrar um método de ensino capaz de transmitir os factos com uma componente prática, chegando-se ao actual estado de ensino teórico e rigido.

Poderíamos destacar a concepção na visão de alguns estudiosos, por exemplo, Paulo Freire “percebe o homem como um ser autônomo. Esta autonomia está presente na definição de vocação ontológica de ‘ser mais’ que está associada com a capacidade de transformar o mundo”. (ZACHARIAS, 2009), sendo antagônica às abordagens tradicionais, onde o professor era o transmissor dos conteúdos que deveriam ser memorizados pelos alunos.

MORAN (2000) dia que educação está bem além de ensinar: “é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, e ter a vida numa totalidade. Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual,. Emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que vivemos”.

Podemos destacar algumas concepções que relacionam a educação com a sociedade:

1. Segundo o filósofo francês Louis Althusser - teórico das ideologias - a educação está relacionada com os aspectos econômicos, sociais e políticos, ou seja, os saberes são determinados pelas classes dominantes, em outras palavras; e

2. A educação deve constituir-se em meio de realização de uma concepção da sociedade, a partir da crítica dessa mesma sociedade.

A reflexão sobre as concepções da educação vai ao encontro do processo de transformação/evolução da sociedade, e a educação a distância está inserida neste processo, possibilitando novas formas de formação com o advento das tecnologias.

Dentro deste contexto, ou seja, tecnologia, segue alguns conceitos de educação a distância citados por SOUSA (2007):

“O ensino à distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes”. (Aretio, 2001).

“Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998).

Particularmente, poderia apresentar uma reflexão a cerca da Educação Permanente com a frase popular: “A educação vem de berço”, após as leituras, adquire novo complemento: “A educação vem de berço variando de acordo com época”, ou seja, os valores familiares passaram por mudanças, sendo determinadas pelo momento histórico, conforme citado no texto (BOMFIM, 2002): “A educação expressa os valores de uma sociedade em determinada época e serve a seus interesses, assim está sempre referida a uma sociedade historicamente situada.” Atualmente detectamos esta realidade facilmente, por

REFERÊNCIAS

COSTA, João Pedro Matos da. O Classico conceito de educação. Disponível em: . http://student.dei.uc.pt/~jcosta/sf/Educa_Port.html. Consultado em: 28 jun 2009.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed. Campinas,SP; Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Concepção de Educação. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/. Consultado em: 28 jun 2009.

SOUSA, Maria de Fátima Guerra. Criar aprendizagem: ofíciio e desafio do aluno a distância. Módulo 2: Unidade 1. Arteduca. Disponível em:

ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. Paulo Freire e educação. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/paulo1.html. Consultado em: 28 jun 2009.

Autora do Módulo: Criar aprendizagem: ofício e desafio do aluno a distância, publicado no Curso de Especialização Arteduca: Arte, Educação e tecnologias Contemporâneas oferecido pelo Instituto de Artes/UnB/2008.

O autor citado BOMFIM, 2002, está citado no texto 3: “Concepção de Educação” da Unidade I: Fundamentos e Políticas de Ead do Curso de Formação de Tutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário