quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Atribuições do Tutor relacionado com os demais componentes do Sistema Ead

Universidade Estadual da Paraíba

Coordenação Institucional de Programas Especiais – CIPE

Secretaria de Educação a Distância – SEAD
Curso de Formação de Tutores
Orientação Pedagógica em Educação a Distância
Tutora: Milena Araújo
Cursista: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Data: Boa Vista-RR, 16 de Julho de 2009.

ATRIBUICOES DO TUTOR RELACIONADO COM OS DEMAIS

COMPONENTES DO SISTEMA EAD

TUTOR: facilita o desempenho dos participantes, promovendo debates, garantindo a permanência de todos no curso e o sucesso da aprendizagem significativa e um desempenho favorável por parte de todos os envolvidos no processo, como: Professor, Monitor, Suporte Administrativo, Coordenador, Cursistas, etc. Deverá exercer um controle contínuo do curso, facilitando a comunicação entre todos (CAMPELLO, 2009).

Professor: Assim como o professor, o tutor possui conhecimento total dos conteúdos das disciplinas do curso. O tutor possui contato direito com o professor por meio de reuniões presenciais e pelo ambiente virtual (GONZALEZ, 2005).

Aluno: o tutor possui contato direto com os cursistas, responsável pela Interação, além de estimular o senso de comunidade na turma, desempenhando um importante papel social. GONZALEZ (2005) destaca num dos capítulos da sua obra Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância, A Arte da Sedução Pedagógica na Tutoria em EAD: “O professor-tutor investe na construção de respeito e confiança, buscando despertar o amor pelo conteúdo e visando superar os obstáculos encontrados pelo aprendiz”.

Monitor: o tutor também desempenha a função de monitor quando auxilia o professor na correção das atividades, esclarecendo as dúvidas dos cursistas e interagindo com os cursistas.

Suporte Técnico: No contato direto com o cursista via ambiente virtual, esclarece as dúvidas relacionadas ao funcionamento do sistema, por exemplo, nas instalação de um software, programação virtual, etc. GONZALEZ (2005) define este profissional por Orientador de Ambiente, sendo um “especialista de computação. Ele deve ter amplo conhecimento da plataforma virtual que os cursistas utilizaram”. Na UAB/UFRR, chama-se Tutor a Distância Avançado, possui contato direto com os Tutores a Distância, Professores e também com os cursistas. Segundo CAMPELLO (2009): “Os tutores devem ser competentes para usar as ferramentas e recursos do ambiente virtual de aprendizagem utilizado”.

Suporte Administrativo: O tutor assume a função do suporte administrativo principalmente no processamento das notas, entre outros. Na UAB/UFRR, quem está responsável pela matrícula dos cursistas são os Tutor a Distância Avançado com o acompanhamento dos professores.

Administradores: são responsáveis por toda a gestão do sistema EaD, decidindo por exemplo sobre os equipamentos, contratações, prazos e prioridades.

Conteúdo Pedagógico: O tutor precisa ter conhecimento do conteúdo pedagógico do curso, além do plano de ensino, guia didático, atividades propostas, etapas a serem cumpridas e objetivos de cada unidade.

Mídias: O tutor precisa ter saber utilizar as mídias que serão utilizadas ao longo do curso, principalmente saber orientar o cursista no seu início, quando aprendem a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas disponíveis (fóruns, chats, etc.), ou material impresso, internet, CD, DVD, TV e rádio. Além das mídias disponíveis, torna-se importante que o tutor possua no seu computador de trabalho algumas ferramentas/programas instalados para o bom desempenho da sua função junto aos alunos, exemplo: GONZALEZ (2005)

- Adobe Acrobat Read: permite visualizar arquivos em *.pdf;

- Programa para recebimento de arquivos de áudio e vídeo (exemplo: Real Play, Winanp)

- Programa para compactar e descompactar arquivos (exemplo: winzip)

- Navegador para Internet (exemplo: Internet Explorer, Mozilla Firefox)

CAMPELLO (2009) considera fundamental que os Tutores devem “ter habilidade e conhecimento suficiente para utilizar – e para induzir os participantes a utilizarem – o potencial pedagógico de recursos computacionais, tais como programas (de forma especial os software livres) e os demais recursos da Internet.


Sistema de Gestão de Aprendizagem:
é constituído pela equipe responsável que controla o acesso ao curso, geram matriculas, dão suporte a comunicação, registram a freqüência, verificam as interações entre professores e cursistas e entre cursistas.


REFERÊNCIAS

CAPELLO, Sheila. Módulo 2: Fundamentos da aprendizagem a distância. Unidade 2: Mediação pedagógica. Disponível em: http://arteduca.unb.br/ava/. Acesso em: 15 mai 2009.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES: Unidade 2 – O tutor: papéis e Ações. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/. Acesso em julho 2009.

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo. Avercamp, 2005.

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